A validade do concurso Banco do Brasil expirou na última quarta-feira, 14 de julho, e encerrou oficialmente a última seleção para escriturários. Com isso, um novo edital começa a ganhar força e pode ser publicado em breve.
O prazo de validade foi de dois anos, após ter sido prorrogado. Vale destacar que o banco convocou todos os aprovados, incluindo os excedentes do cadastro de reserva.
As últimas admissões ocorreram durante o primeiro semestre deste ano, com foco no cargo de agente de tecnologia. Ao todo, o Banco do Brasil convocou 1.039 candidatos que ainda aguardavam nomeação.
Já para o cargo de agente comercial (escriturário tradicional), também contemplado no último concurso, o banco não possuía mais cadastro de reserva válido, o que impedia novas convocações até a realização de uma nova seleção.
► Com o fim do cadastro e da validade da última seleção, o BB não conta mais com concurso público vigente e precisará publicar um novo edital para repor seu quadro de pessoal.
Oficialmente, o Banco do Brasil ainda não confirma a previsão de um novo concurso. No entanto, é comum que o banco não antecipe a divulgação de novas seleções.
Outro ponto que pode agilizar a publicação de um novo edital é o fato de o Banco do Brasil já contar com banca organizadora definida. A instituição mantém contrato vigente com a Fundação Cesgranrio, válido até dezembro de 2025.
Novo edital está em estudo desde 2024
Desde o ano passado, o Banco do Brasil vem conduzindo estudos internos para viabilizar um novo concurso público.
A instituição confirmou oficialmente que mapeava as demandas regionais e analisava o orçamento disponível para definir a necessidade de contratação de novos escriturários.
“No momento, estamos realizando estudo visando o lançamento de novo edital de seleção externa para o Banco, mapeando a necessidade de alocação de mão de obra, observando a capacidade negocial de cada região e o Planejamento estratégico e Orçamentário da Empresa”, disse o BB em comunicado interno.
Em 2024, o processo chegou a avançar, com levantamento de vagas e discussões sobre a publicação do edital ainda naquele ano. Com o adiamento, os preparativos seguiram para 2025, quando etapas internas importantes foram concluídas.
A expectativa, inicialmente, era divulgar o novo edital após o Carnaval. Porém, a convocação final dos aprovados no cadastro reserva e ajustes de planejamento adiaram os planos.
Agora, com o fim da validade do último concurso e o contrato com a Cesgranrio ainda vigente até dezembro, o novo concurso Banco do Brasil ganha força e pode ser lançado a qualquer momento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário